O País – A verdade como notícia

Joanna Kuenssberg enaltece contributo da Soico para liberdade de imprensa

Celebra-se, esta quinta-feira, o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Foi neste âmbito que a Alta Comissária Britânica visitou o Grupo Soico, tendo mantido conversações com a direcção do Grupo para se inteirar dos desafios enfrentados.

Joana Kuenssberg disse, na ocasião, que há ainda desafios na garantia da liberdade de imprensa em Moçambique e que o Grupo Soico tem se posicionado como um órgão fundamental para reverter o cenário.

“Hoje é o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, então, é um dia importante no que toca ao Direito Humano, a Liberdade de Expressão. Eu quis visitar o Grupo Soico para dar luz a este dia muito importante para uma sociedade aberta”. É muito importante que os jornalistas e o público continuem a realçar a importância da liberdade de expressão”.

Também apontou o papel dos dirigentes neste processo. “É importante que os governantes repitam, em paralelo, a importância da liberdade de expressão porque uma democracia saudável precisa de muitas vozes e toda a população tem oportunidade para falar”, disse, em alusão ao papel do grupo de media.

Já a directora de Informação da Soico, Olívia Massango, mesmo reconhecendo que Moçambique se posiciona como um dos países com liberdade de imprensa, diz que a data que se assinala esta quinta-feira deve servir para reflectir sobre os desafios existentes.

“A liberdade de imprensa ainda é uma flor muito frágil no nosso país, que precisa ser regada todos os dias, a todos os níveis. As instituições precisam perceber e valorizar o trabalho da media no nosso país para garantir que o interesse público seja salvaguardado”, referiu.

Na sua visita, a diplomata britânica conheceu os departamentos do Grupo Soico, os estúdios de informação e de entretenimento e teve uma explicação sobre como é feito o processo de divulgação de notícias.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos