O País – A verdade como notícia

Japão promete investir mais de 20 mil milhões de dólares no continente africano

O Japão prometeu hoje investir mais de 20 mil milhões de dólares no continente africano nos próximos três anos. A promessa foi feita pelo primeiro-ministro daquele país, na abertura da sétima conferência TICAD, onde Moçambique foi apontado como um caso de sucesso.

São cerca de 30 chefes de Estado de Governos africanos juntos em Yokohama para a sétima cimeira de Tóquio para o Desenvolvimento de Africa TICAD. Durante três dias África e Japão vão renovar os compromissos e as metas para alavancar o desenvolvimento do continente africano.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, prometeu no seu discurso de abertura de cimeira aumentar o investimento privado do seu país ao continente africano que nos últimos três anos atingiu 20 mil milhões de dólares.

“Eu faço esta promessa. O governo do Japão vai fazer todos os esforços para que o volume de investimentos dos últimos anos seja superado”, garantiu Shinzo Abe.

Uma cimeira marca por discursos, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres destacou o papel do TICAD em África um continente que segundo frisou está com boas perspectivas.

“Vejo África como um continente de oportunidades dinâmicas onde os ventos de esperança sopram cada vez mais fortes e o TICAD tem desempenhado um papel fundamental no foco sobre o diálogo em Africa”, afirmou António Guterres.  

E Moçambique foi mencionado como um dos exemplos que contribuiu para um a África que deve ser vista com outros olhos.

“A assinatura do acordo de paz entre a Renamo e o Governo de Moçambique bem como o sucesso da mediação africana no Sudão, que permitiu parar com os mecanismos desastrosos, que permitiram arranjos para a transição democrática são dois exemplos e provas irrefutáveis de que os problemas dos africanos são resolvidos pelos próprios africanos”, disse Moussa Faki, Presidente da Comissão da União Africana.

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos