O País – A verdade como notícia

Japão mantém intenção de acolher Jogos Olímpicos apesar de Covid-19

O governante frisou que o Japão continua "a coordenar bem" com o Comité Olímpico Internacional (COI): "Temos que ultrapassar a infeçcão e queremos receber os Olímpicos e Paralímpicos, tal como planeado".

Shinzo Abe disse ainda não ter discutido o possível adiamento ou cancelamento durante as conversas que manteve com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sugeriu esta semana o adiamento do evento devido ao novo Coronavírus.

O responsável do governo japonês acrescentou também que o vírus não atingiu um ponto que o faça declarar o estado de emergência nacional, como acontece na Europa ou nos Estados Unidos.

No Japão são 754 os casos de pessoas infetadas e 21 mortes associadas à doença.
O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detectado em Dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.

O número de infectados ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos registados em mais de 137 países e territórios.
Moçambique ainda não tem nenhum caso confirmado da epidemia, entretanto, foi elevado ontem o estado de alerta e reforço das medidas de prevenção ao surto.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou a implementação de quarentena obrigatória de 14 dias a todos os cidadãos provenientes de países com transmissão activa, independentemente de serem moçambicanos ou não.

Haverá ainda isolamento de todos os casos com sintomatologia grave e rastreio de todos os cidadãos, no mesmo âmbito, nos postos de entrada do país.

Filipe Nyusi anunciou também a suspensão de todas as deslocações de Estado para fora do país.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos