O País – A verdade como notícia

Japão mantém intenção de acolher Jogos Olímpicos apesar de Covid-19

O governante frisou que o Japão continua "a coordenar bem" com o Comité Olímpico Internacional (COI): "Temos que ultrapassar a infeçcão e queremos receber os Olímpicos e Paralímpicos, tal como planeado".

Shinzo Abe disse ainda não ter discutido o possível adiamento ou cancelamento durante as conversas que manteve com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sugeriu esta semana o adiamento do evento devido ao novo Coronavírus.

O responsável do governo japonês acrescentou também que o vírus não atingiu um ponto que o faça declarar o estado de emergência nacional, como acontece na Europa ou nos Estados Unidos.

No Japão são 754 os casos de pessoas infetadas e 21 mortes associadas à doença.
O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detectado em Dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.

O número de infectados ultrapassou as 151 mil pessoas, com casos registados em mais de 137 países e territórios.
Moçambique ainda não tem nenhum caso confirmado da epidemia, entretanto, foi elevado ontem o estado de alerta e reforço das medidas de prevenção ao surto.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou a implementação de quarentena obrigatória de 14 dias a todos os cidadãos provenientes de países com transmissão activa, independentemente de serem moçambicanos ou não.

Haverá ainda isolamento de todos os casos com sintomatologia grave e rastreio de todos os cidadãos, no mesmo âmbito, nos postos de entrada do país.

Filipe Nyusi anunciou também a suspensão de todas as deslocações de Estado para fora do país.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos