O País – A verdade como notícia

Jaime Neto nega que Moçambique recebeu equipamento militar da África do Sul

O ministro da Defesa Nacional garante que o país não recebeu nenhum apoio em equipamento militar para combate ao terrorismo em Cabo Delgado. Jaime Neto reagia às informações postas a circular dando conta de que África do Sul enviou carros militares e helicópteros para o teatro operacional norte.

À sua saída da Assembleia da República, onde acabava de acompanhar a informação anual sobre a situação geral da Nação, o ministro da Defesa Nacional, deu a conhecer que há contactos em curso com vários países e parceiros para combater o terrorismo que assola alguns distritos da província de Cabo Delgado, desde Outubro de 2017.

O governante negou, porém, que o país tenha recebido algum equipamento militar da África do Sul. “Não é verdade. Não é verdade. Mas nós estamos abertos a trabalhar com a África do Sul no âmbito da cooperação que temos no sector da defesa e segurança”.

O ministro disse ainda que cabe aos moçambicanos a defesa da soberania e da integridade territorial em face da agressão terrorista.

“A ajuda pode ser em meios, em formação, na área de inteligência e outras áreas militares”, declarou Jaime Neto, acrescentando que “a ajuda pode ser de vária natureza, desde que não afecte ou não retire a participação dos moçambicanos lá no campo de batalha, porque a responsabilidade da defesa do país é nossa (…)”.

O número de deslocados por causa de terroristas aumentar a cada dia em Cabo Delgado. Recentemente, o Governo apontou para mais de 570 mil. Segundo Jaime Neto, os combates continuam com vista a debelar as acções do grupo armado no norte.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos