O País – A verdade como notícia

Ivan Mucavel recebe material para produzir instrumentos tradicionais

O produtor de instrumentos tradicionais, Ivan Mucavel, recebeu, ontem, em Marracuene, um kit contendo material que o permite continuar a realizar o seu trabalho. A oferta foi feita pela Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, tempos depois de um incidente eléctrico que forçou Mucavel a interromper as suas actividades.

O músico e produtor de instrumentos recebeu o material numa visita feita ao atelier Mukhambira, um espaço encabeçado por Mucavel e que alberga artistas nacionais que se dedicam ao mesmo trabalho e ao intercâmbio de várias manifestações artísticas.

De acordo com a nota do Ministério da Cultura e Turismo, Eldevina Materula soube das dificuldades de Ivan Mucavel e procurou, junto do Fundo para o Desenvolvimento Artístico – FUNDAC, encontrar uma solução pontual. Após o gesto, Eldevina Materula afirmou que este é um pequeno consolo, para que o movimento artístico não pare.

“Sinto-me honrado. Esta visita é como se fosse a cereja no topo do bolo, porque já venho acompanhando há um tempo as acções da actual Ministra, e o trabalho que tem feito é visível. Mostra um esforço real de unir os artistas. Vamos saber honrar esta oferta porque todos fazemos parte deste colectivo que tem Moçambique no coração e que tem este objectivo genuíno de elevar a pátria moçambicana através da cultura que nos distingue a nível mundial”, disse o artista.

Na nota de imprensa, o Ministério destaca que o projecto Mukhambira foi responsável pela reintrodução da mbira no cenário musical moçambicano, há cerca de duas décadas, iniciado pelo músico tradicional e investigador Luka Mukhavele, radicado na Alemanha.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos