O País – A verdade como notícia

Ivan Mazuze é consultor cultural na Noruega

O conceituado saxofonista moçambicano, Ivan Mazuze, foi recentemente indicado na Noruega como consultor cultural e produtor para o Município e a cidade de Drammen, vizinha da capital da Noruega Oslo, que fica aproximadamente 35 km.

Mazuze tem a responsabilidade de apresentar artes performativas incluindo dança, música, artes visuais e peças teatrais de categoria Internacional a vários eventos e festivais na cidade de Drammen. Esses festivais incluem o Drammen Sacred Music Festival, Globus Festivalen, Drammen Kulturnatt.

Contudo, Mazuze lança a celebração do Dia Internacional do Jazz em Drammen pela primeira vez, sendo a sua primeira edição 2019, que será comemorado neste dia 30 de Abril em forma de concerto com a presença da cantora revelação e uma das mais importantes figuras da musica jazz da Polonia, Anna Maria Jopek, possuidora de várias obras discográficas editadas em colaboração com artistas como Pat Metheny, Brandford Marsalis, Sara Tavaresme Tito Paris. 

Na sua responsabilidade como consultor cultural, Mazuze vai, pela primeira vez, realizar o concerto do conceituado baixista e vocalista Camaronês, Richard Bona, programado para o dia 7 de Junho numa das casas mais importantes desta cidade, Union Scene. 

A presença da cantora Sara Tavares, pela primeira vez na cidade de Drammen, foi notável no passado mês dia 22 de Março com uma grande presença da comunidade lusófona residente na Noruega, num evento também sob responsabilidade do saxonista Ivan Mazuze.

E porque o consultor cultural também cria, o lançamento oficial do último álbum de Mazuze, “Moya”, está marcado para o dia 13 de Agosto, no Oslo Jazz Festival 2019, em Oslo. Outros lançamentos oficiais para esta obra discográfica incluem concertos em Canadá e Itália .

Por fim Mazuze, vai juntar-se à sua colega, a artista Liv Andrea Hauge, na organização de um concerto de angariação de fundos para apoiar as vítimas do IDAI. O concerto está agendado para o dia 5 de Maio, no recinto de concertos Centralen na cidade de Oslo. Neste evento irão participar três bandas: Ivan Mazuze, Monoswezi incluindo um membro e músico moçambicano, Calu Carlos e a banda Masåva. Os fundos a serem adquiridos neste evento vão beneficiar os afectados pela catástrofe natural (ciclones) em Moçambique através da Cruz Vermelha. 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos