O País – A verdade como notícia

“Itinerários” de João Donato em exposição no Camões

Esta quarta-feira, a partir das 18h, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo vai inaugurar a exposição “Itinerários”, do ceramista João Donato. A cerimónia será realizada institucionalmente, com transmissão em directo pelas redes sociais e a exposição abrirá as portas ao público quinta-feira, às 11h.

Em “Itinerários”, segundo a nota do Camões, João Donato apresenta cerca de 60 obras de produção recente, que conduzem o visitante para diferentes mundos, entre a mitologia e a natureza, percorrendo também entre a diversidade da fauna, o desembaraço, o alojamento temporário, os percursos urbanos e outros elementos que integram a cultura moçambicana.

O projecto da exposição “Itinerários”, adianta a nota de imprensa, conta com a especial participação do jornalista, ensaísta e escritor António Cabrita, que apresenta de forma inédita no catálogo da mostra uma reflexão poética sobre cada itinerário que compõe um conjunto de obras do ceramista João Donato.

A mostra de Donato é um projeto do Camões – Centro Cultural Português em Maputo e conta com o apoio da Fundação Fernando Leite Couto e a Sociedade de Águas de Moçambique (Água Namaacha). A mostra estará patente em Maputo desde dia 15 de Outubro até dia 16 de novembro, de segunda a sábado, entre as 11h e 17h.

João Donato nasceu em Maputo, em 1953. Iniciou o seu trabalho nas artes cerâmicas em 2002, em Brasília, com a mestre ceramista Cecy Sato. Em 2005, foi para Londres, onde estudou sob a tutela de Daphne Carnegy, no City and Islington College, tendo depois trabalhado nesta cidade como técnico de cerâmica até 2011. No mesmo ano, regressa a Maputo, onde vive e trabalha. Com uma carreira internacional estabelecida, João Donato tem apresentado o seu trabalho em diversas exposições individuais e coletivas em Moçambique, Portugal, Brasil, Reino Unido e Suécia.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos