O País – A verdade como notícia

ISCTEM tem sete casos activos da COVID-19

Sete estudantes do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM) testaram positivo à COVID-19, nas últimas duas semanas.

Nos últimos dias, circulam informações nas redes sociais, dando conta de que o ISCTEM está sob quarentena parcial, com 11 casos da COVID-19, em jovens de 16 a 17 anos, numa única turma.

A instituição tomou conhecimento e reagiu, dizendo que a informação é falsa. O porta-voz do estabelecimento de ensino, Hélder Jauana, esclareceu ainda que “na Escola Secundária, tivemos três casos positivos da COVID-19, numa turma, na semana passada e, ao nível do ensino superior, tivemos quatro casos numa turma de Arquitectura e Urbanismo”.

A fonte admitiu que têm surgido casos esporádicos em alunos do curso de Medicina Geral, que estão no ciclo clínico, ou seja, a estagiarem nas unidades sanitárias e que, apesar de não frequentarem a escola recorrentemente, têm informado sobre o seu estado de saúde.

Jauana garantiu que, após a instituição tomar conhecimento do assunto, foi feito um protocolo sanitário, sendo que as salas foram isoladas e desinfectadas e os alunos encontram-se a cumprir o isolamento domiciliar. Aqueles que tiveram contacto com os infectados foram recomendados a fazer o teste.

Contudo, mesmo com o acompanhamento que os seus profissionais de saúde têm dado a esses estudantes, nenhum informou ao ISCTEM sobre os resultados dos testes.

Hélder Jauana acredita que os mentores das mensagens que circulam nas redes sociais sejam os estudantes que querem “voltar à situação das aulas online em que há um descontrolo nos testes”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos