O País – A verdade como notícia

Isaura Nyusi distinguida pelos esforços na promoção da rapariga

A Primeira-dama, Isaura Nyusi, foi distinguida pelos esforços na promoção da educação da Rapariga e no combate aos casamentos prematuros. A distinção foi atribuída pela fundação Dususu liderada pela activista e cineasta norte-americana Zuriel Oduwole.

Oduwole visitou o Gana e viu muitas meninas fora da escola. A partir daí, começou a produzir documentários e a fazer advocacia junto dos dirigentes africanos para que se preocupassem mais com a educação da rapariga. Criou a fundação DUSUSU, sigla inglesa de sonhe, levante-se e fale, e introduziu o prémio para as primeiras-damas que se destacam na luta pela educação da rapariga. Para a fundação, Isaura Nuysi fez muito mais do que isso.

Isaura Nyusi, por seu turno, diz que mais do que trazer alegrias o prémio deve despertar a consciência de que há ainda muito por fazer quando o assunto é a educação da rapariga.

Desde a sua introdução em 2014, o prémio da fundação DUSUSU já foi atribuída as primeiras damas da Tanzânia, do Quénia, da Namíbia e do Senegal.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos