O País – A verdade como notícia

Iolanda Cintura considera que MOZEFO é um evento estratégico de nível social

Lá vão dois anos, depois do primeiro grande fórum MOZEFO, tempo suficiente para o grupo SOICO preparar o segundo, que, há instantes, começou no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na cidade de Maputo, a qual tem como Governadora Iolanda Cintura. Convidada a discursar, no momento dos discursos iniciais, Cintura apreciou a essência do fórum económico, considerando que MOZEFO é um evento estratégico de debate de nível social que leva os moçambicanos a pensar no futuro. Por isso, a Governadora felicitou a SOICO pela iniciativa que se concentra numa partilha de conhecimento proveniente de todas partes do mundo, por exemplo, Espanha, Portugal, México e Costa Rica.

Considerando o carácter cosmopolita do fórum, Iolanda Cintura convidou, de seguida, a todos os participantes do MOZEFO a conhecer melhor a capital do país, o seu turismo, a sua cultura e a sua gastronomia.

Ora, mesmo antes dos momentos dedicados a discursos inaugurais, o segundo grande fórum MOZEFO iniciou com a entoação do hino nacional, Pátria Amada. Logo a seguir, Alvim Cossa exibiu a performance dos seus xithokozelos, gritando a plenos pulmões o nome Moçambique, tal como o fez o grupo de Tufu que levou ao palco a dança de Nampula, com Regina dos Gran’Mah na vanguarda, como vocalista. Na verdade, o momento cultural serviu para exibir manifestações culturais do país, daí que o xigubo, numa mistura com o RAP de SG, do grupo Xitiku ni Mbaula, também teve espaço. Racionalizando-se o tempo, depois do rapper, Lizha James cantou o seu Nita mukuma kwine.

E porque é sempre importante saber-se de onde se vem, no ousado desafio ao futuro, por via da tela gigante, o auditório e os telespetacdores da Stv espalhados pelo mundo viram o vídeo, emotivo, dos eventos atinentes ao primeiro grande Fórum, realizado em 2015, no Campus Universitário Eduardo Mondlane, em Maputo.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos