O País – A verdade como notícia

Investidos mais de 200 milhões de meticais na modernização da sinalização do Porto de Maputo

Em resposta à Estratégia de Desenvolvimento Integrado do Sistema de Transporte, estabelecida pelo governo, na busca de soluções de desenvolvimento de infraestruturas capazes de dinamizar o transporte de bens e pessoas por via marítima, o Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação (INAHINA), investiu 210 milhões de meticais, na modernização da sinalização do Porto de Maputo.

O montante foi investido na aquisição de 41 boias (balizas flutuantes), dispondo de um sistema de monitorização, segundo informação avançada esta segunda-feira, através de um comunicado de imprensa enviado à nossa redacção.

Segundo este documento, a intervenção visa conferir mais dinamismo àquela estação portuária, que nos últimos tempos tem registado fluxo de navios de diversa magnitude, provenientes de vários lugares do Mundo.

"São equipamentos que apresentam facilidades tecnológicas de detenção e solução rápida de avarias. Trata-se de boias com sistemas modernos de navegação, que permitem a comunicação com os navios modernos, com condições tecnológicas para o efeito", lesse no comunicado.

Dentre as várias funcionalidades, as boias em causa permitem a indicação da ocorrência de falhas no seu funcionamento, em tempo real, através de um Centro de Monitoria Computorizado online a partir do sistema por meio de um telefone celular acoplado ao mesmo sistema. Delimitação precisa do canal, o que deverá reduzir o tempo de manobra de entrada e saída de navios do Porto de Maputo.

Para além de Maputo, o projecto é extensivo ao Porto da Beira, onde já está em curso o lançamento das boias ao mar.

 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos