O País – A verdade como notícia

Investidos 61 milhões MT na construção de sistemas de abastecimento de água em Gaza

Sessenta e um milhões de meticais foram investidos para a construção de dois sistemas de abastecimento de água que poderão beneficiar pouco mais de oito mil pessoas das comunidades de Dzindzine e Chicanhanine na província de Gaza. As infra-estruturas foram oficialmente abertas, esta sexta-feira.

O descerramento da lápide marca a abertura de uma nova página na vida da população de Dzindzine e Chicanhanine, distrito de Guijá, província de Gaza.

É que antes da construção destes sistemas de abastecimento de água, os moradores das duas comunidades percorriam grandes distâncias à busca do precioso líquido.

Além de acordar muito cedo, outro desafio era buscar água num rio, que por si representa perigo de morte.

Tal como Maica e Constância, mais oito mil habitantes das comunidades de Dzindzine e Chicanhanine já estão a beneficiar de água potável proveniente dos sistemas de abastecimento de água que, actualmente, contam com 196 ligações.

Não basta expressar gratidão. O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos exortou a população a conservar as infra-estruturas que foram co-financiadas pelo Governo da Bélgica sendo o custo total pouco mais de 61 milhões de meticais.

Até ao momento, o nível de execução do PRAVIDA na província de Gaza é de 75.2% e prevê-se que seja concluído até finais de Setembro.

E porque era o fim do sofrimento, os residentes recorreram ao teatro para também expressar a sua alegria pelas infra-estruturas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos