O País – A verdade como notícia

Inundações na RAS afectam importação de produtos para Moçambique

Foto: O País

O preço de produtos alimentares importados da África do Sul poderá registar um agravamento nos próximos dias, no país, devido às inundações que já mataram pelo

A chuva intensa que cai já há alguns dias na vizinha África Sul, que já soma cerca de 400 mortes e destruição de infra-estruturas públicas e privadas, já começa a afectar as importações.

Segundo alguns importadores de produtos alimentares, está difícil trazer mercadorias para o país, principalmente a batata.

“Faz duas semanas que chove muito na África do Sul. Com isso já enfrentamos dificuldades para a compra da batata. Agora a batata vem da zona de Free State, bastante longe, isto porque em Mpumalanga está difícil adquirir. Sinto que haverá escassez da batata”, disse Abílio Marima

Por conta da escassez deste produto, os comerciantes prevêem agravamento dos preços.

“Os preços estão muito mais elevados. Agora estamos a comprar a batata entre 80 a 90 Rands, por saco. Devido à distância, o preço da batata, nos próximos dias, vai disparar”, acrescentou a fonte.

Actualmente, a batata é vendida entre 320 e 350 Meticais, no entanto poderá atingir 400 Meticais o saco de 10kg. A cebola está no mesmo caminho e os vendedores dizem que um agravamento poderá retrair os clientes, porém, não têm alternativas.

O agravamento dos preços destes produtos vem juntar-se às recentes subidas de produtos como óleo, açúcar, cebola e outros produtos alimentares básicos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos