O País – A verdade como notícia

Interrompida ligação ferroviária entre Nacala e Cuamba

Está interrompida a circulação ferroviária entre Nacala e Cuamba desde a manhã do último sábado (12), depois de um comboio, que transportava carvão mineral, ter colidido contra um camião de carga, numa passagem de nível, no distrito de Malema, província de Nampula.

O acidente deu-se por volta das 11:00h de sábado, na N13, quando o camionista, que transportava cerca de 40 toneladas de milho, teria ignorado instruções de paragem do guarda da passagem de nível, na zona de Mutuali, no distrito de Malema, originando o embate.

O único ferido foi o camionista que teve escoriações leves, e presume-se que, no momento do acidente, estivesse em estado de embriaguez.

“Este foi um acidente com o potencial muito alto, tivemos uma vítima com ferimentos leves, não tivemos danos em nenhuma área social, como casas, ou outro tipo de infra-estruturas, mas houve perda de algum material, principalmente do que vinha carregado no camião e alguns danos na locomotiva (que, no momento, teve um semi-tombamento) e na linha férrea”, explicou Carlos Dias, da Nacala Logistics.

Segundo a fonte, os prejuízos ainda não foram calculados, pois o maior foco é encontrar meios de reabrir a via obstruída, por consequência do acidente que levou à interrupção da circulação de comboios no troço Nacala-Cuamba.

Até à tarde deste domingo, ainda não havia previsão para reposição da linha, cujos trabalhos se mostravam difíceis, devido à chuva que obrigava a deslocação dos activos, como gruas e outros, para o local do acidente, em velocidade reduzida, uma vez que, por conta do peso, alguns equipamentos de trabalho só podem ser movimentados de Nampula ao local do acidente, através da linha férrea.

“Até esta tarde (referindo à de ontem), teremos todos os activos no local e vamos colocar toda a energia para libertar a linha principal e voltar à circulação normal e depois continuamos com outros trabalhos”, avançou Dias.

1

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos