O País – A verdade como notícia

Internet Solutions lança plataforma para aluguer de servidores

A Internet Solutions (IS), uma empresa que fornece internet e serviços de segurança de dados, vai lançar uma plataforma de máquinas virtuais na quarta edição da feira de tecnologias Moztech, que possibilita aos clientes alugarem servidores no lugar de comprarem. Eles disponibilizam o serviço ao cliente e dão a assistência necessária.
“Temos uma plataforma de máquinas virtuais que permite aos nossos clientes, em vez de fazerem um grande investimento na compra de servidores, eles podem adquiri-lo em forma de aluguer mensal e a nossa empresa trata de todo o resto que está por de trás disso, a manutenção e a segurança e todo o resto que vem com esse serviço“, explica o director executivo de conectividade da empresa, Marco Marques.

Outra novidade da empresa é uma plataforma que permite aos utilizadores recuperarem informações depois de perderem seus computadores. Através da ferramenta, o utilizador pode guardar suas informações no disco duro daquela empresa, seja qual for o lugar onde estiverem. Se um cliente perde seu computador, por exemplo, a informação fica armazenada e protegida na firma, e logo que comprar outro aparelho, pode ir para lá e recuperar tudo.

“É um aplicativo que se instala no computador, escolhe-se aquilo que se quer fazer ‘back up’, é determinado o tempo, a que horas e quantas vezes se quer fazer o ‘back up’ e esse ‘back up’ é feito para os nossos servidores. É incriptado, ninguém tem essa informação, nem mesmo nós temos acesso a essa informação. Se o cliente perder a sua chave de incriptação não terá acesso à informação, portanto, é um serviço seguro e para Moçambique penso que é um dos primeiros, neste momento. Existem plataformas a nível mundial, fora de Moçambique, mas a nível do país penso que vai ser dos primeiros a ser lançado”, considera Marco Marques.

O director executivo de conectividade da Internet Solutions explica, no entanto, algumas particularidades do serviço. “O cliente contrata um volume de espaço e essa informação é mantida. Se o cliente apaga, nós guardamos até seis meses essa informação, porque é assim, suponhamos que está a fazer um ‘back up’ dos seus ficheiros e apagou-se esse ficheiro do seu computador, esse ficheiro não vai ser copiado para o ‘back up’, mas nós temos informação até há seis meses atrás, portanto, pode ir buscar essa informação. Se apagou algo por engano pode sempre ir ao servidor buscar“, assegura o gestor da IS.
Para lançar estes produtos, a empresa escolheu a Moztech e explica porquê.

“A Moztech como é um fórum de conferências, onde nós temos várias empresas de tecnologias de informação e nós fazendo parte dessa mesma área de tecnologias de informação, a área das ligações de internet entre nossos clientes, achamos que é um bom evento para nós darmos cara e mostrarmos nossos serviços“, acentua Marques.
São duas novidades no mercado que vão dar um grande contributo para o desenvolvimento tecnológico no país, considera a empresa. A Internet Solutions terá um computador na Moztech para fazer as demonstrações destes serviços que é lançado em primeira mão para o público em geral que for a visitar a feira.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos