O País – A verdade como notícia

Inter e D’ Agosto juntam-se ao CFM

Foto: Bigslam

O D’Agosto, campeão angolano em título e vencedor da Taça de Angola, e Inter Clube, vice-campeão africano e angolano, serão adversários do Ferroviário de Maputo na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores femininos, prova a realizar-se em Dezembro próximo, em datas e país ainda por indicar.

Os dois clubes angolanos, curiosamente, beneficiaram-se de apuramento directo uma vez que nenhum representante da zona VI (Moçambique, ESwatini, Zâmbia, Zimbabwe, Botswana) se fez a Luanda, local que devia acolher de 14 a 20 de Novembro as eliminatórias da zona VI.

O Costa do Sol, representante moçambicano na prova regional, desistiu da mesma alegando custos elevados da transferência da prova de Joanesburgo para Luanda. As “canarinhas” reclamaram o facto de a FIBA-Africa ter comunicado esta decisão em cima do joelho.

Estranhamente, o Costa do Sol investiu bastante este ano na contratação de jogadoras de nomeada: Ingvild Mucauro, Vilma Covane, Eleutéria Lhavanguane que se juntam a um leque de atletas de selecção nacional: Elizabeth Pereira, Nilza Chiziane, Shelsea Rafael, Deonilde Cuamba.

O Inter e D’Agosto são clubes que disputaram a final diante do Ferroviário.

O clube adstrito a “polícia” de Angola, Inter, perdeu nas finais de 2018 e 2019 com a formação moçambicana. No entanto, derrotou as “locomotivas” na final de 2016, em Maputo.

Já o D’Agosto venceu o Ferroviário de Maputo nas finais de 2006, no Gabão, e 2017, em Angola.

Serve de referência dizer que o Inter é o clube com mais títulos conquistados: 5. O D’ Agosto já conquistou quatro campeonatos africanos de clubes.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos