O País – A verdade como notícia

INSS tem novo PCA e Governo espera transparência

Kabir Ibraimo, indicado pela Confederação das Associações Económicas (CTA), foi esta quarta-feira empossado Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). Do empresário, o primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, quer transformação daquela instituição do Estado numa entidade competente e transparente para o bem e interesse dos utentes.

“É necessário que o PCA do INSS assegure que o sistema de segurança social seja profissional, competente, transparente e orientado para o bem comum e interesse dos utentes”, declarou o primeiro-ministro.

Carlos Agostinho do Rosário prosseguiu, nas recomendações ao novo PCA do INSS, salientando que na sua gestão, “as políticas de investimento devem ser implementadas tendo em vista o interesse do sistema de segurança social, respeitando sempre os princípios da liquidez, rendibilidade e segurança”. O desafio que foi acolhido pelo empossado.

“O princípio da boa governação exige sempre a transparência, equidade, inclusão, comunicação e a liderança”, disse a jornalistas Kabir Ibrahimo, para quem esse processo é feito por todos. “De um por todos e todos por um”.

A fonte reiterou que esse será o seu princípio de governação. Entretanto, apesar das estratégias delineadas para uma “boa governação” no INSS, o novo dirigente sabe que tem desafios pela frente numa instituição que não poucas vezes foi citada em escândalos de corrupção.

Mas o PCA acredita que terá uma direcção com êxitos, porque conta com o apoio determinante dos representantes dos trabalhadores e do Estado, que também integram o conselho de administração.

Aliás, esta quinta-feira serão empossados outros membros do Conselho de Administração do INSS.

“Temos a esperança de que vai ser um colégio muito árduo para pudermos dinamizar as perspectivas” exigidas “no próprio INSS. Queremos elevar o INSS para aqueles patamares, quiçá, que todos nos gostaríamos que fosse”, manifestou o novo homem forte da instituição.

No INSS, Kabir Ibraimo representa os empregadores. Ele substitui no cargo Francisco Mazoio, cuja gestão terminou na cadeia, por suspeitas de corrupção.

Concluída investigação e julgamento, Mazoio foi absolvido da acusação de desvio de mais de 300 milhões de meticais em conluio com outros membros do Conselho de Administração do INSS.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos