O País – A verdade como notícia

INSS e Hospital Militar de Maputo firmam parceria para assistência médica aos pensionistas

A delegação provincial do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) da Cidade de Maputo e o Hospital Militar de Maputo assinaram, esta terça-feira, um memorando de entendimento para a assistência aos pensionistas do Sistema de Segurança Social, com dificuldades de vista.

O memorando, que se insere no contexto da responsabilidade social do INSS, através do seu Programa Sanitário e Social, foi assinado pelo delegado do INSS na capital do país, Rui Esteves Guimarães, e por Amílcar Lameira, director do Hospital Militar de Maputo, cuja essência será a área de oftalmologia, através da facilitação de consultas de pensionistas do sistema, que padecem de problemas visuais, podendo, brevemente, também ser assinado um outro memorando de entendimento para o fornecimento de óculos, através do Banco de Óculos, uma instituição especializada na área e que trabalha em parceria com o Hospital. Pretende-se, com este memorando, melhorar a qualidade de vida e de condições condignas dos pensionistas do sistema de segurança social, vivendo com problemas relacionados com a vista.

Em Junho passado, importa recordar que treze pensionistas da delegação do INSS na Cidade de Maputo se beneficiaram de óculos de vista, comprados por esta instituição, após terem sido submetidos a consultas de oftalmologia no Hospital Militar de Maputo e os resultados terem comprovado que a sua vista carecia de meios auxiliares. Trabalhos com vista a identificar mais pensionistas a viverem nestas condições continuam a decorrer, a nível da Cidade de Maputo.

Já para próxima semana, dentro do mesmo programa, a delegação do INSS da Cidade de Maputo assinará um outro memorando de entendimento com o Banco de Óculos do mesmo hospital, gerido por uma entidade privada, para a aquisição de óculo de vista para os pensionistas, bem como para os funcionários do INSS e os seus familiares, cujo procedimento será com base na remessa da lista dos visados ao hospital, para posterior consulta e aquisição.

A delegação do INSS na Cidade de Maputo conta, actualmente, com 33.024 pensionistas activos, que estão distribuídos em pensionistas de velhice (com 15.832), de invalidez (499) e de sobrevivência, com 16.693.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos