O País – A verdade como notícia

INS capacita inquiridores do INE em Biossegurança e Bioprotecção

Dezoito formadores do Instituto Na- cional de Estatística (INE) foram capacitados em matérias de prevenção e protecção individual contra a pandemia do novo Coronavírus, ontem, em Marracuene, província de Maputo.

A capacitação, pelo Instituto Nacional de Saúde (INS), ocorreu no âmbito da implementação e intensificação das medidas de prevenção e controlo da propagação do Coronavírus no país e faz parte de acções similares, desencadeadas por aquela instituição do Estado, abrangendo diversos grupos profissionais em matérias de Biossegurança e Bioprotecção contra a COVID-19.

O objectivo era dotá-los de conhecimentos técnico-científicos sobre as medidas de Biossegurança e Bioprotecção individual e colectiva, no contexto da pandemia, com vista a encontrar formas de abordagem apropriadas e credíveis sobre a pre- venção e controlo da doença, no âmbito dos trabalhos de preparação do IOF 2020, refere uma nora enviada ao “O País”.

Segundo Ângelo do Rosário, coordenador do Comité Institucional de Biossegurança no INS e facilitador do curso, a capacitação surge pelo reconhecimento do papel crucial de Biossegurança, Bioprotecção e Biorisco para a prevenção de doenças infeciosas como é o caso da COVID-19 nas comunidades.

Na ocasião, os participantes destacaram a importância da capacitação como ferramenta para sua protecção e das famílias a serem visitadas no âmbito dos trabalhos do IOF que o INE desenvolve ao nível das comunidades.

Prometeram tudo fazerem para a divulgação das matérias aprendidas aos inquiridores provinciais, com vista a evitar a propagação da COVID-19

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos