O País – A verdade como notícia

Inovador quer melhorar sistema de gestão de água através da tecnologia

Controlar as perdas e fugas de água através de um monitoramento inteligente das redes de abastecimento é a nova aposta de um jovem inovador tecnológico. Trata-se de uma tecnologia que visa reduzir os níveis de perdas de águas nos sistemas de distribuição na cidade e província de Maputo, usando o controlo inteligente do sistema de abastecimento, implementar soluções para permitir a leitura automatizada de contadores analógicos e pagamento da água por meios electrónicos, particularmente, o celular.

Com uma tecnologia virada ao serviço da população, o inovador tecnológico, Abel Viageiro, refere que o sistema de gestão da água, através do uso da tecnologia, pode mudar o actual panorama de abastecimento e consumo. Actualmente, os níveis de perdas de água por fugas e perdas comerciais, que consistem nos furos clandestinos, rondam nos cerca de 40%. Com a nova proposta tecnológica espera-se reduzir o prejuízo para 5 a 10%.

O desenvolvimento do sector de águas é um sector chave para o desenvolvimento socioeconómico”, refere o inovador. Segundo Viageiro, as redes de abastecimento de água deterioram-se com o tempo e perdem a sua capacidade de retenção da água. A deterioração resulta do ambiente corrosivo, fracos padrões de construção, flutuação da pressão de água, excesso de tráfego e vibrações.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos