O País – A verdade como notícia

Iniciou projecto de modernização do porto de Nacala

Iniciou esta quinta-feira o projecto de modernização do porto de águas profundas de Nacala, a cerimónia contou com a presença do ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, informou a agência noticiosa africana APA, citada pelo Macauhub.

Mesquita diz que o projecto que conta com o financiamento de 273,6 milhões de dólares da Agència Internacional de Cooperação do Japão (JICA), terá um grande impacto social na região, bem como económico.

“Este projecto irá dar emprego directo a 400 cidadãos e permitir que as empresas a operar em Nacala dele beneficiem, uma vez que irá ser necessário uma grande variedade de serviços”, disse.

O porto, que faz parte do Corredor de Desenvolvimento de Nacala, dispõe actualmente de capacidade para processar 900 mil toneladas de carga diversa, estando ainda a ser utilizado pela Vale Moçambique para exportar o carvão extraído em Moatize, província de Tete.

A maior parte da carga que transita pelo porto, além do carvão, provém do Malawi, que não dispondo de acesso directo ao mar utiliza a infra-estrutura para importar e exportar parte dos produtos de que necessita, como sejam adubos, açúcar, trigo, clínquer e tabaco.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos