O País – A verdade como notícia

Inhambane vai registar aumento no preço do pão a partir de 1 de Agosto

Em quase todo país o preço do pão subiu mais dois meticais desde Junho último, mas Inhambane era dos poucos pontos onde a situação não tinha-se verificado. Entretanto, a partir do próximo dia 1 de Agosto, o preço deste que é um dos alimentos mais consumidos no país poderá registar agravamento na província. A decisão é das panificadoras que já comunicaram à INAE.

“A ideia é de que as pessoas estão sufocadas com o Coronavírus e as panificadoras queriam aliviar os consumidores”, informou Tomás Timba, director de operações na INAE, em justificativa do que esteve por detrás para o atraso no agravamento.

Os inspectores da INAE reconhecem suas limitações no que diz respeito às decisões das panificadoras, porque as causas apontadas para o aumento, como a subida do preço da farinha de trigo, por exemplo, no seu entender, são justas.

“Eu acredito que o Governo vai pensar sobre esta situação, com a possível retoma do subsídio a este sector. A nós cabe apenas a actividade inspectiva e reportar às autoridades competentes, sem influenciar”, disse Timba.

Em conferência de imprensa realizada hoje, a instituição fez saber ainda, que na última semana fez a inspecção em 871 unidades económicas em todo país, com destaque para a indústria de panificação, comércio geral, restauração e estabelecimentos de diversão nocturna, tendo encerrado 50 estabelecimentos por diversas irregularidades, com destaque para a violação do Estado de Emergência e falta de higiene, sobretudo, em panificadoras.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos