O País – A verdade como notícia

INGD quer criar 1.500 comités locais para fazer face aos desastres

O Instituto Nacional de Gestão e Redução de Riscos de Desastres (INGD) pretende criar e revitalizar, até 2023, 1.500 comités locais de gestão de riscos e desastres (CLGRD), com o objectivo de prevenir, mitigar e responder, com prontidão, aos desafios impostos face às calamidades.

O projecto é financiado pelo Banco Mundial, que injecta nove milhões de dólares para todo o processo que inclui o apetrechamento dos CLGRD.

A iniciativa surge pelo facto de, muitas vezes, durante os desastres, o processo de evacuação das vítimas ser demorado ou mesmo inseguro, conforme avançou a presidente do INGD, Luísa Meque, esta quinta-feira, no lançamento da estratégia para a criação e revitalização dos CLGRD.

“Os comités locais representam o primeiro passo de resposta ao risco de desastres a nível local, num quadro geral onde o INGD é a entidade que coordena todo ciclo de gestão e redução de risco de desastre em Moçambique”.

Deste modo, a gestão e redução dos riscos de desastres passará do INGD para as comunidades, fazendo-se uma ponte desde a nível provincial, distrital, postos administrativos até às localidades.

Entretanto, segundo Luísa Meque, para o sucesso dos objectivos da criação dos comités passa por uma avaliação detalhada dos comités existentes, assim como a preparação de uma estratégia funcional para estes.

“Esta avaliação dos comités deve incluir a capacidade de treinamento, a capacidade de preparação de planos de emergência, capacidade da realização de evacuação antecipada e sustentabilidade funcional antecipada dos comités de gestão de risco e desastre”, referiu.

Os trabalhos para a criação dos comités deviam ter iniciado em 2019, mas só este ano é que começaram, o que pode colocar, em causa, a sua efectivação.

A gestão do projecto está nas mãos do consórcio Mundi-Serviços Moçambique, a quem se pede uma estratégia exequível para alcançar as metas propostas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos