O País – A verdade como notícia

INGC descobre comunidades isoladas no distrito de Nhamatanda

22 dias depois do desastre o INGC descobre novas comunidades isoladas e a precisar de ajuda. Pela primeira vez, através do helicóptero da força aérea nacional, a localidade de Macorococho, no distrito de Nhamatanda a 62 km de distância da vila sede recebeu alimentos e medicamentos.

Os produtos de primeira necessidade foram distribuídos para mais de 1500 famílias, que ficaram isoladas depois do desastre devido à água que danificou as vias de acesso.

Só esta quarta-feira equipas de reconhecimento conseguiram identificar a localidade de Macorococho e estimar o número de pessoas que precisam de ajuda. E na manhã desta quinta-feira dois helicópteros tiveram que fazer quatro viagens para levar mantimentos para as famílias.

As aulas retomaram há duas semanas na escola local que apesar de danificada, não ficou inundada. O Centro de Saúde local também não sofreu danos significativos. Mas em 22 dias ficou sem medicamentos e material para realizar exames rápidos aos doentes.

Outra preocupação desta unidade sanitária era evacuar doentes graves. Há dias que desesperadamente esperam por ajuda para enviar uma mulher grávida para um hospital de referência.

As equipas de salvação continuam no terreno a identificar comunidades isoladas a precisar de ajuda humanitária urgente, nas zonas afectadas pelas cheias e pelo ciclone Idai.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos