O País – A verdade como notícia

Inflação na SADC: Moçambique mais “barato”

A inflação média da região da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) situou-se nos 8,6%, no segundo trimestre de 2019, uma desaceleração em 0,43 pontos percentuais face ao igual período do ano passado.

Moçambique apresentou-se com a menor variação de preços da zona Austral, situando-se em 0,9%, seguido de Lesotho com 0,50% e Botswana com 3,23%, que fecham o top 3 dos países mais “baratos” da SADC.

Zimbabwe com maior variação de preços na ordem de 118,1%, foi o país mais caro da região, segue-se Angola com 16,17% e Malawi com 7,53%, indica o Índice de Preços Harmonizado da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral.

As divisões de saúde e de habitação, água, eletricidade, gás e outros foram as que apresentaram variação de preços durante o segundo trimestre de 2019 com 10,2% e 10%.

Refira-se, que o objectivo do Executivo de Maputo para 2019, é fechar o ano com uma inflação na casa de um dígito (em torno de 5%). Nos primeiros sete meses, o índice de custo de vida situou-se nos 1,18%.

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos