O País – A verdade como notícia

Infecção urinária pode provocar aborto e insuficiência renal

Sentir dor na hora de urinar pode ser um sinal de infecção. E a infecção urinária é uma doença séria que merece tratamento. E se for repetitiva, a atenção tem de ser ainda maior. No seu estágio mais grave, a doença pode provocar abortos e afectar os rins provocando uma insuficiência renal.

A infecção pode surgir em diferentes órgãos do corpo humano, o que também vai definir a gravidade. Na bexiga, é a infecção urinária baixa e nos rins é a infecção urinária alta.

Os sintomas da doença podem ser: Dor a urinar, ardência, necessidade de urinar com frequência, cheiro forte na urina, eliminação de pouca urina e até febres.

As mulheres são as que mais sofrem com o problema, por causa da localização do canal que liberta a urina.

O tratamento de uma infecção urinária simples é feito em até sete dias na base de antibióticos. Mas quando se trata de uma associação de doenças é necessário internamento e fazer uma combinação da medicação.

Pessoas com doenças como diabetes e HIV-Sida são mais propensas as infecções urinárias complexas por causa da baixa imunidade. Na hora de prevenir-se, cuidados com a higiene e o consumo de líquidos podem ser bons aliados.

Quem já teve o problema também deixa recomendações, que passam por procurar ajuda logo aos primeiros sintomas e beber muita água.

E especialistas alertam que tratar uma infecção é melhor que remediar,  sob o risco de uma doença curável acabar resultando em algo mais grave, como aborto ou complicações nos rins.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos