O País – A verdade como notícia

INE produz inquéritos para saber qual é o impacto da COVID-19 nas famílias

O Instituto Nacional de Estatística (INE) está a produzir inquéritos para saber do real impacto da pandemia da COVID-19 nas famílias e na economia.

Não há dúvidas que a pandemia da COVID-19 está a ter um impacto negativo na vida das famílias e das empresas, mas o Instituto Nacional de Estatística quer quantificar esse impacto para que as marcas deixadas pelo vírus invisível sejam bem nítidas, explicou Elísio Mazive, Director-Adjunto Censos e Estatísticas do INE.

São dados que deverão trazer à luz o desemprego causado pela pandemia em Moçambique, a situação das empresas, informação importante para a formulação de políticas de recuperação social e económica.

Em paralelo, decorre desde Dezembro do ano passado até Dezembro deste ano, a recolha de dados à escala nacional para o Inquérito ao Orçamento Familiar, IOF, que mede a situação da pobreza e bem-estar da população.

Mais uma vez, a pandemia da COVID-19 forçou a paragem por três meses e o INE retomou, mas viu-se na obrigação de formar mais inquiridores para reforçar a equipa que está no campo, com vista a não prejudicar o prazo de término, avançou Elisa Mónica Magua, Presidente do INE.

Entretanto, em Cabo Delgado, os inquiridores não vão entrar nos distritos com conflito armado.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos