O País – A verdade como notícia

Indústria extractiva poderá provocar conflitos de terra em Cabo Delgado

A indústria Extractiva vai provocar muitos conflitos de terra em Cabo Delgado, devido há várias injustiças nas indemnizações e compensações.

A previsão foi avançada pela associação provincial de Paralegais, durante um encontro de reflexão sobre a reactivação de Paralegais nas zonas onde estão a ser descobertos os recursos minerais.

Os conflitos de terra que já estão a provocar violência em muitas comunidades da província de Cabo Delgado poderão aumentar nos próximos anos devido a indústria extractiva.

Segundo a Associação Provincial de Paralegais, a situação deve-se ao que consideram de analfabestismo jurídico, por parte das comunidades, que supostamente não dominam a lei, e muitos caso não tem acesso a um advogado que possa defender os seus direitos.

Entretanto, para evitar conflitos de terra e garantir o respeito pelos direitos da população afectadas pela indústria extractiva, a sociedade civil está a capacitar alguns membros das comunidades com vista a reactivar a acção dos paralegais em Cabo Delgado.

Paralegais são elementos das comunidades que são treinados em matérias de leis e mecanismos jurídicos, para defender a população que tem dificuldades de acesso à justiça.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos