O País – A verdade como notícia

Índice de emprego decresceu no início do ano

O índice geral de emprego em Moçambique registou uma desaceleração em um por cento em Janeiro de 2019, comparativamente ao mês anterior, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Houve menos empregos no início do ano. O INE refere que o índice situou-se nos 121% no mês do Janeiro, menos 1% que no último mês de 2018 (Dezembro), a maior desaceleração em seis meses.

Esta variação negativa no índice geral de emprego, deveu-se a má performance nos sectores do turismo, comércio, transportes, indústria e outros serviços em 1,8%, 1,1%, 0,8%, 0,1% e 0,7%, respectivamente.

No geral, os resultados dos Índices das Actividades Económicas do mês de Janeiro de 2019, quando comparados com os do mês anterior, apontam, igualmente, para o decrescimento do índice geral de volume de negócios e do índice geral de remunerações em 12,8% e 3,4%, respectivamente.

A desaceleração do índice geral do índice de volume de negócios, foi devido a variação negativa verificada nos sectores de transportes, comércio, turismo, indústria e outros serviços em 18,9% 17,7%, 14,8%, 2,0% e 19,5% respectivamente, indica o Instituto Nacional de Estatística (INE), na sua síntese sobre os indicadores macroeconómicos, a que “O País” teve acesso. Quanto ao decrescimento registado no índice geral de remunerações no mês de Janeiro, foi influenciado pelos sectores de transportes, turismo, comércio e indústria em 7,4%, 6,9%, 1,5% e 1,3%, respectivamente.

Entretanto, e comparando os índices globais do mês de Janeiro de 2019, com os do igual período do ano transacto, registou-se um crescimento no volume de negócios em 6,6% e decrescimento nos índices de emprego e de remunerações em 0,5% e 0,2%, respectivamente.

Refira-se, que o objectivo desta publicação é reportar o quadro geral da evolução no curto prazo de indicadores homogéneos do sector real da economia sob a forma de números índices estruturados segundo a classificação das Actividades Económicas de Moçambique.

Desde 2004, que o INE divulga os principais resultados dos inquéritos mensais à economia, sendo que a recente publicação atingiu o número 178.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos