O País – A verdade como notícia

Incêndio destrói quatro autocarros em Maputo

Quatro autocarros de 53 a 40 lugares foram destruídos pelo fogo, na noite de ontem, num parque de estacionamento, na capital moçambicana, em circunstâncias ainda não claras. O Serviço Nacional de Investigação Criminal está no terreno para apurar a situação, mas suspeita-se que falhas eléctricas num dos autocarros tenha causado o incêndio.

É no bairro de Inhagoia, bem em frente da Avenida de Moçambique onde, no início da noite desta quinta-feira, se assistiu a um autêntico alvoroço por conta do incêndio que deflagrou naquele parque de estacionamento. Os autocarros, que se incendiaram, faziam viagens interprovinciais, ligando Maputo, Sofala, Tete entre outros pontos do país. As viaturas ficaram reduzidas a sucatas.

Ainda não se sabe ao certo o que terá originado o incidente, mas conta-se que, antes do incêndio, um dos autocarros estava a ser reparado.

Mário Mussa é o mecânico que esteve a mexer uma das viaturas incendiadas. Ele adianta que o autocarro, por si supervisionado, não é o que se incendiou e não descarta a possibilidade de o incêndio ter sido provocado por alguém.

“Nós não mexemos estes carros, nem ontem os mexemos, foi apenas na quarta-feira. Ontem, mexemos apenas aquele machimbombo. Não sei nada disso, nós somos mecânicos e o problema que se levanta aqui é o elétrico”, garantiu.

Ilídio Gregório, motorista que, no momento do incêndio, salvou duas viaturas, conta que, subitamente, um dos autocarros começou a buzinar sem parar; depois, mexeram-se os limpa-brisas e, seguidamente, o fogo propagou-se. Gregório conta, ainda, que depois que as chamas começaram a intensificar-se, houve maior preocupação junto dos colegas em debelar as chamas com recursos disponíveis no local.

Por sua vez, o dono do parque de estacionamento não se pronunciou quando questionado se tinha meios para debelar incêndios e se possuía seguros.

Segundo uma fonte da empresa proprietária dos veículos ora incendiados, a aquisição de um deles custou entre quatro e cinco milhões de meticais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos