O País – A verdade como notícia

Inaugurado primeiro Banco de Leite em Moçambique

Foi inaugurado nesta sexta-feira o primeiro banco de leite humano do país, no Hospital Central de Maputo. O projecto que iniciou em 2011 resulta de uma parceria pareceria entre o ministério da Saúde, o Hospital Central de Maputo e o Governo brasileiro, que já tem uma longa tradição na criação desses serviços.

Na cerimónia de inauguração, a Ministra da Saúde, Nazira Abdula explicou que o principal objectivo do serviço é a colecta do leite das doadoras, processar e oferecer, sob prescrição médica aos bebés graves e prematuros, e contribuir para salvar as vidas dos bebés internados.

A inauguração do  banco do leite surge numa altura em que anualmente, pelo menos 1500 mães ficam internadas com bebés prematuros no Hospital Central de Maputo. Uma dessas mães é Isabel Naife, que teve dois bebés prematuros e apelou na ocasiao, a todas maes que podem a doar o leite materno.

A doação do leite materno é de carácter voluntário e sem remuneração. O banco de leite é também um incentivo ao aleitamento materno exclusivo, pelo menos até aos seis meses, cujas taxas actualmente estão a 55 por cento.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos