O País – A verdade como notícia

Inaugurada terceira praça do Metical do país em Xai-Xai

O governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, e o presidente do Conselho Autárquico de Xai-Xai, Emídio Xavier, procederam, esta quinta-feira, à inauguração da Praça do Metical naquela autarquia.

A iniciativa insere-se no desafio que o Banco de Moçambique assumiu de implantar Praças do Metical em todas as capitais provinciais, visando contribuir para a dignificação do maior símbolo da soberania económica do país, o Metical, e garantir que as gerações actuais e vindouras se engajem na preservação da nossa história.

Na sua intervenção durante o acto, o governador do Banco de Moçambique disse que, com a inauguração da Praça do Metical, a terceira do país, “pretendemos enaltecer a nossa moeda, o Metical, um dos símbolos mais importantes da nossa soberania e conquista, pelo que gostaria de reforçar o nosso apelo para a sua valorização e conservação”.

“Esta Praça do Metical vem conferir mais beleza à cidade de Xai-Xai, oferecendo aos munícipes e aos visitantes desta urbe um espaço de recreio e lazer por excelência, apetrechado com bancos de repouso, postes e candeeiros de iluminação, tornando-se num dos mais expressivos cartões-de-visita da cidade”, reiterou Zandamela, acrescentando que o banco central continua empenhado na adopção de políticas que contribuam para a valorização do Metical e do poder de compra do cidadão, bem como para desenvolver acções de literacia económica e financeira indispensáveis para a gestão de finanças pessoais e entendimento dos principais conceitos relacionados com o mandato da instituição.

Por seu turno, o edil de Xai-Xai disse que a Praça do Metical é de inestimável valor não somente na promoção e valorização do Metical, mas também na melhoria da paisagem urbanística da urbe.

Emídio Xavier afirmou que, apesar dos inúmeros desafios que o país enfrenta, o governador Zandamela conseguiu manter a estabilidade económica. Ainda no seu discurso, o edil ofereceu as chaves da cidade de Xai-Xai ao governador do Banco de Moçambique, um acto que resultou de uma deliberação consensual feita pela autarquia que dirige.

Participaram, no evento, as administradoras do Banco de Moçambique, Benedita Guimino e Silvina de Abreu, administrador da cidade de Xai-Xai, Carlos Buchili, directores, gestores e técnicos do banco, bem como quadros daquela autarquia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos