O País – A verdade como notícia

Inaugurada estrada Nwandjahane-Macuácua

A estrada inaugurada esta terça-feira pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, percorre 35 quilómetros entre Nwandjahane e Macuácua, no distrito de Mandlakaze, província de Gaza.

Trata-se de um investimento de 385 milhões de meticais, financiado na totalidade pelo Orçamento de Estado, que serviu para construir uma infraestrutura que pode ser usada como alternativa a Estrada Nacional Número Um (EN1) para quem pretende chegar aos distritos Mandlakaze e Chibuto na província de Gaza.

Durante o comício popular, o Presidente da República exigiu maior atenção da Polícia na fiscalização da via, pelo facto de alguns malfeitores usarem esta via para entrada de carros roubados na África do Sul assim como para o transporte de gado bovino subrtraído a alguns criadores residente ao longo da via.

Nwandjahane é a terra natal de Eduardo Mondlane, primeiro presidente da Frelimo, e a família Mondlane diz que a construção desta estrada valoriza o legado do arquitecto da unidade nacional.  

Eduardo Mondlane Júnior o papel que esta via pode trazer para o crescimento do turismo hitórico na zona, tendo em conta o papel que o seu pai teve na construção da nação moçambicana, durante o momento que liderou a tuta de libertação contra o Estado colonial português.  

Após a inauguração da estrada Nwandjahane – Macuácua, ainda província de Gaza, o Governo pretende construir o troço Macuácua – Panda.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos