O País – A verdade como notícia

INATTER fiscaliza escolas de condução na província de Maputo

Instituto Nacional dos Transportes Terrestre (INATTER) fiscaliza escolas de Condução na província de Maputo para apurar o grau de preparação para uma possível retoma e os meios para a prevenção contra a COVID-19.

O País continua a observar o Estado de Emergência neste caso na terceira fase de prorrogação onde é notável o relaxamento de algumas medidas, o caso de retorno às aulas já no próximo dia 27 do mês em curso. Nessa senda as escolas de condução também preparam-se para um possível retorno das actividades.

No Município da Matola, a Escola de Condução Bela vista ainda não reuniu as condições para garantir segurança entre os instruendos e os instrutores. Numa das salas estão presentes quarenta cadeiras, cenário que deve ser alterado. Abdul Mohamed é o director da escola explica à reportagem de “O País” a instituição que dirige vai começar com a reorganização. “Estamos agora a fazer o distanciamento das carteiras de modo que não haja contacto físico entre os alunos. Este processo pode levar uma semana porque há muita coisa quês temos que melhorar cá na escolia”.

Enquanto isso, a Escola de Condução Melinda já reduziu a quantidade de cadeiras na sala de aula e tem igualmente o termômetro infravermelho para medição de temperatura. Joaquim Chirinda dirige a Instituição e diz que esta só à espera de ordens para reabertura e que tudo já esta pronto. “A nossa escola esta preparada com o todos produtos higiénicos, temos pulverizadores temos dispositivos para medir a temperatura, todos candidatos que se fazem a escola lava as mãos, mede temperatura e só de pois que entram as aulas.”

A delegação do INATTER na província de Maputo, Alcides Macucule lidera a equipa de inspectores que têm a missão de fiscalizar as 40 escolas de condução da província para ver como estão a preparar-se para um possível reinício da actividade. Macucule disse ainda que actividade não tem a finalidade de multar, mas sim instruir as escolas de condução a cumprir com medidas de prevenção contra a covid-19. “A s escolas devem todo material de higienização, devem reduzir a lotação na sala de aulas, desinfetar os carros, então isso passa necessariamente de uma monitoria da entidade fiscalizadora no caso e a INATTER.”

A província de Maputo é uma das mais afectadas pela COVID-19.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos