O País – A verdade como notícia

INATRO não está a imprimir cartas provisórias na Cidade de Maputo

Foto: O País

Cartas de condução provisórias não estão a ser impressas já há dias na Cidade de Maputo. A direcção do Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO) culpa o Instituto Nacional de Governo Electrónico pela situação (INAGE).

Um problema que agrava outro. Por um lado, o Instituto Nacional dos Transporte Rodoviário continua sem emitir cartas de condução biométricas a nível nacional, por outro, está a imprimir cartas provisórias, já há alguns dias, na Cidade de Maputo.

Esta sexta-feira, várias pessoas aguardavam sem saber ao certo o que estava a acontecer na delegação do INATRO, na capital do país, até que, com a chegada da nossa reportagem, por volta das 12 horas, foi colada uma notificação que diz que a não emissão de cartas provisórias se devia a problemas na GovNet.

Felga Bazilio é motorista e, desde quarta-feira, busca renovar a sua carta de condução, mas há dificuldades. “Não consigo perceber o que está a acontecer, estou aqui desde as primeiras horas do dia, mas, até agora, não há nada”.

Bazílio espera renovar a sua carta passam mais de dois dias, mas há quem espera faz mais de uma semana.

“Estou preocupado porque, neste momento, estou inibido de conduzir, a minha carta expirou. Se eles não conseguem regularizar a situação; que permitam às pessoas andarem com cartas caducadas como aconteceu no período da COVID-19”, contestou Albino Zacarias.

Foi diante deste cenário que o “O País” tentou ouvir a delegação do INATRO para se inteirar do problema, mas foi remetido ao porta-voz da instituição, que, telefonicamente, revelou que é um problema no sistema que está sob responsabilidade do INAGE.

Este, por sua vez, reagiu, através de um comunicado, que, desde o dia 2 de Junho, regista limitações nos links dedicados ao tráfego de dados para as zonas Centro e Norte do país, bem como no fornecimento do serviço de internet.

Segundo a nota, as limitações estão a afectar os serviços do GovNet e em sistemas baseados na internet. O INAGE assegura, no entanto, que trabalhos técnicos estão em curso para resolver a situação e, pelos transtornos, pede desculpas.

Uma fonte do INATRO disse, ao fim da tarde de hoje, que a instituição praticamente não está a trabalhar, em toda a região Sul do país devido ao mesmo problema.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos