O País – A verdade como notícia

INAM prevê próxima época sem ocorrência de desastres naturais

O Instituto Nacional de meteorologia prevê chuvas normais e acima do normal, nos próximos três meses de 2017, sendo que grande parte das zonas sul e centro do país será bastante afectada.

Durante a abertura do Fórum Nacional de Antevisão do Clima, realizado esta segunda-feira, que tem como objectivo fazer o balanço da última época chuvosa e antevisão da época 2017-2018, o Instituto Nacional de Meteorologia fez saber que, nos próximos três meses deste ano, as zonas sul e centro poderão registar chuvas normais e acima do normal. Para a zona norte, a previsão é de chuvas relativamente fracas.

Já para os primeiros três meses do ano 2018, nomeadamente, Janeiro, Fevereiro e Março, a previsão aponta para chuvas normais, com tendência para fortes, em grande parte da zona centro e parte da zona sul. Para a zona norte, esperam-se chuvas normais.

Ainda segundo o INAM, não há previsão de cheias nem de seca, o que abre espaço para uma boa produtividade agrícola. “Para a agricultura, essas chuvas podem significar boa colheita, pois não se esperam secas nem cheias. É uma chuva que pode satisfazer as necessidades hídricas e agrícolas do país”, sublinhou Isaías Raiva, técnico do INAM.
Refira-se que, na passada época chuvosa, devido à ocorrência do “El niño”, registou-se escassez de chuva no país e consequente redução de escoamento em todas as bacias.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos