O País – A verdade como notícia

INAM prevê inundações no Centro do país nesta época natalícia

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê inundações para o Centro do país. Neste fim-de-semana, as famílias poderão celebrar o nascimento de Jesus Cristo debaixo de chuvas em todo o país.

Em Moçambique, o Natal sempre calha no verão. Por isso mesmo, nunca faltam hipóteses de chuva durante a festa de celebração do nascimento de Jesus. Esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) referiu-se ao que espera aos moçambicanos este fim-de-semana.

De acordo com a meteorologista Geneth Roque, o país está sob influência de altas pressões, na Zona Sul, e de baixas pressões, na Zona Centro. “Temos muita chuva na Zona Centro do país, há vários dias, por causa da convergência de ventos e humanidade, o que está a criar condições para esses aguaceiros”.

Assim, para o Centro, esperam-se temperaturas muito quentes paras províncias de Tete e Zambézia. No Norte, Nampula também irá registar temperaturas altas, com chuvas acompanhadas de trovoadas.

Já nas províncias de Cabo Delgado e Nissa, embora a previsão do INAM indica ocorrência de chuva, será moderada, com 30 graus como media de temeperatura.

Quanto à Zona Sul, “prevemos chuvas fracas, às vezes, moderadas com trovoadas, com temperaturas a rondarem entre 29 e 32 graus, com aguaceiros a Norte da província de Inhambane.

Portanto, dependendo do local, a zona Centro poderá registar inundações, sobretudo as regiões que se encontram em baixo do nível médio do mar. “Devido ao nível de precipitação no Centro, há, sim, possibilidades de inundações”.

Em graus Celsius, hoje, as cidades de Maputo, Xai-Xai, Inhambane e Vilankulo poderão registar temperaturas máximas de 28, 29, 29 e 30 e mínimas de 22, 26, 25 e 25.

Para as cidades da Beira, Chimoio, Tete e Quelimane prevêem-se máximas de 30, 26, 41 e 34 e mínimas de 26, 20, 28 e 25 graus Celsius, respectivamente.

Nampula, Pemba e Lichinga registam temperaturas máximas de 37, 30 e 30 e mínimas de 31, 26 e 18 graus Celsius, respectivamente.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos