O País – A verdade como notícia

INAM prevê frio intenso no centro e sul do país nos próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê dias de frio intenso, com temperaturas que podem atingir 10 graus celsius, nas zonas Centro e Sul do país. O INAM prevê, ainda, o abrandamento de chuvas.

O Inverno deste ano é mais chuvoso que dos anos anteriores, diz o Instituto Nacional de Meteorologia e explica que a situação se deve aos fenómenos LANINA e ELNINO, que influenciam a queda da chuva.

O técnico de climatologia, Isaías Raiva, explica que “o que está a acontecer agora é que o LANINA, que deveria ter perdido a força ao fim do Verão, ganhou mais força e isto está a trazer mais chuvas às zonas Centro e Sul do país”.

Isaías Raiva diz ainda que o inverno deste ano será um pouco mais acentuado: “Estamos num período em que registamos muita chuva nas regiões Centro e Sul do país, o que vai fazer com que as temperaturas fiquem mais baixas que o normal”.

Apesar da intensificação do frio, o INAM prevê abrandamento da chuva.

De acordo com as autoridades de saúde, o inverno é uma estacão propícia para multiplicação de doenças como gripes, constipações e pneumonias. Esta última, que afecta mais as crianças, daí que é necessário tomar os devidos cuidados, entre ao quais sair de casa agasalhado.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos