O País – A verdade como notícia

Mais uma tempestade pode estar a caminho de Moçambique

A informação foi avançada, hoje, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), que detalhou que o sistema meteorológico foi formado em Madagáscar, sendo ainda prematuro perceber a sua trajectória e possível impacto.

Mais um sistema meteorológico foi formado nas águas próximas a Madagáscar e tende a evoluir para uma tempestade tropical moderada.

“Formou-se um sistema de baixas pressões na costa leste de Madagáscar, isso mais a Norte. Esse mesmo sistema deverá evoluir para tempestade tropical moderada, esperando que atinja amanhã o território daquele país”, introduziu Geneth Roque, meteorologista em serviço.

Noutro desenvolvimento, a especialista disse que a chegada ou não do fenómeno a Moçambique irá depender das condições climatéricas que vai encontrar no seu percurso. “Não há previsão que este sistema irá atingir o Canal de Moçambique. No momento que vos falo, o fenómeno ainda não atingiu Madagáscar e nós sabemos que, quando fenómenos como esses atingem a superfície terrestre, perdem a sua intensidade, pois eles se alimentam da água. O que se equaciona é que pode atingir aquele país e não evoluir, como pode acontecer o contrário”, explicou.

O INAM apela, por isso, aos moçambicanos para que estejam atentos à informação credível. “Em situação de uma tempestade tropical moderada, dependendo das condições efectivas, poderemos ter ventos acima de 80km/h e possibilidade de chuvas nos locais abrangidos. Mas aconselham que a população esteja atenta à informação que o INAM fará questão de actualizar”, terminou.

Lembre-se que, na presente época chuvosa e ciclónica, o país já foi atingido pela tempestade tropical Batsirai e Ana, sendo que esta última é que causou mais danos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos