O País – A verdade como notícia

Importância da Imprensa pós-independência

Muitas vezes, não damos a devida importância e não pensamos sobre o papel da imprensa e da grande influência que esta tem para o nosso país e até para o mundo, quer para o desenvolvimento das sociedades, bem como para a simples missão de manter as pessoas informadas. O desporto como uma instituição social que exerce uma grande influência nos vários domínios das sociedades, não escapa dessa influência. Contudo, para a nossa sociedade, em particular, tal situação nem sempre se verificou.

Por muito tempo a imprensa foi vista como uma despesa ou custo desnecessária para muitos gestores desportivos, clubes e até atletas. Muito disto porque a imprensa (jornais, emissoras de rádio, canais televisivos, etc), na sua maioria, limitava-se em reporter acontecimentos políticos quando comparado ao desporto. Exemplo disto, era o limitado espaço que os destaques deportivos ocupavam num jornal, não chagava se quer a meia página.

Actualmente, com a evolução das redes sociais e facilidade de comunicação, a imprensa deixou de ser uma ferramenta a ser utilizada apenas para destaques de empresas e governos. Hoje em dia a imprensa tornou-se uma peça fundamental no desporto, tornando as modalidades, clubes e atletas em constante assunto de interesse público, ajudando as equipas na sua preparação, a ganharem visibilidade, a conquistarem patrocinadores e parceiros comerciais, a divulgarem informação técnicas (estatísticas) e desempenho das equipas, a divulgarem o quotidiano das equipas e estrutura, a gerirem crises, a angariarem adeptos, e venderem bilhetes de jogo. No caso específico dos atletas, especialmente quando se trata de atletas jovens e talentosos, a imprensa ajuda a capitalizar as suas qualidades, divulgar a sua imagem, e criar oportunidades de contratação.

É neste contexto que hoje dou os meus aplausos de parabéns e agradecimento ao jornal O País, pelo legado jornalístico de boa qualidade, e pelos contributos que tem prestado ao nosso Desporto nos seus 16 anos de existencia, cumprindo o seu dever cívico de informar com excelência. Parabenizo ainda aos actuais colaborarados e todos aqueles que passaram deste orgão. Que venham mais 16 anos de sucesso.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos