O País – A verdade como notícia

Impasse político na Alemanha prestes a chegar ao fim

O Partido Social-Democrata (SPD) alemão decidiu, em congresso extraordinário, avançar para uma nova coligação com a União Democrata-Cristã (CDU) de Angela Merkel, escreve o Notícias ao Minuto.

O impasse político na Alemanha pode estar prestes a chegar ao fim. Depois de se reunir para votar a entrada ou não em conversações com a CDU de Angela Merkel, o SPD votou favoravelmente a uma nova coligação.

Depois de quatro anos de Governo conjunto, as últimas eleições na Alemanha, realizadas em Setembro, pareciam ter levado ao fim do acordo entre Martin Schulz e Angela Merkel. Derrotado, o SPD disse que o seu partido iria ser oposição, obrigando a CDU a negociar com outros partidos.

No entanto, as negociações para coligação Jamaica, com os Verdes e o Partido Liberal, falharam, deixando a Alemanha num grande impasse, temendo-se uma nova ida às urnas.

Este domingo, em Bona, 362 delegados votaram a favor das negociações com a CDU, tendo 279 votado contra. Nesse sentido, apesar do "sim" às negociações ter saído vencedor, a divisão interna no SPD ficou bastante vincada.

Nos próximos dias é expectável que Martin Schulz e Angela Merkel se sentem à mesa para negociar, aliviados por não terem de ir novamente às urnas, mas conscientes da dificuldade no entendimento entre os dois partidos. O hipotético acordo que saia das negociações terá ainda de ser aprovado pelos dois partidos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos