O País – A verdade como notícia

IMD diz que a eleição do Lutero Simango pode conciliar expectativas dos membros do MDM

Foto: O Pais

Através de um comunicado de imprensa divulgado esta terça-feira, o Instituto para a Democracia Multipartidária (IMD) saúda a eleição do Lutero Simango para o cargo de Presidente do partido Movimento Democrático de Moçambique (MDM), no III Congresso que teve lugar nos dias 3 a 5 de Dezembro na cidade da Beira.

Para o IMD, Lutero Simango, assim como outros candidatos, demonstraram ter capacidade e estrutura para dirigir o partido, ajudar a superar os desafios ligados à coesão interna, a crise de resultados e manter o MDM como actor relevante no cenário político nacional.

“No caso particular do Lutero Simango, é um quadro sénior e membro fundador do partido, tem uma vasta experiência política e é conhecedor do cenário político, económico e social do país. Tudo isso pode ser capitalizado em favor do partido MDM. A sua vitória expressiva demonstra confiança no novo líder do partido, confere legitimidade e maior responsabilidade para conciliar as expectativas dos membros do Partido MDM, que não atravessa o seu melhor momento no cenário político nacional”, diz o IMD.

O IMD realça que o processo eleitoral interno, constituiu um marco importante para a democracia intra-partidária e reforça o compromisso do partido de se manter em conformidade com os seus estatutos e a lei dos partidos políticos, na medida em que os membros tiveram a oportunidade de eleger a sua liderança para os próximos 5 anos, tendo em conta os pleitos eleitorais de 2023 e de 2024.

A ONG reitera o seu apoio ao MDM, no quadro dos partidos políticos com representação na Assembleia da República (AR), com a qual tem estabelecido acordos de financiamento bilateral para o desenvolvimento institucional e para a promoção da democracia interna.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos