O País – A verdade como notícia

Ilhas Salomão registam primeiro caso positivo da COVID-19

Depois de 10 meses do início da pandemia do novo Coronavírus, registou-se hoje o primeiro caso positivo da doença nas Ilhas Salomão, no Pacífico Sul.

As Ilhas Salomão deixam assim a lista dos países não afectados pela pandemia tal como Kiribati, Ilhas Marshal, Micronésia, Nauru, Palau, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanatu e todos os territórios oceânicos, escreve o Notícias ao Minuto.

O primeiro caso positivo é de um estudante repatriado das Filipinas, que testou negativo em vários testes nesse país, contudo, não apresenta nenhum tipo de sintomatologia.

“Dói-me dizer que perdemos o nosso estatuto de nação livre da COVID-19, apesar do nosso esforço colectivo para prevenir a entrada da pandemia”, disse o primeiro-ministro, Manasseh Sogavare, numa mensagem transmitida na televisão, este sábado.

O isolamento geográfico das nações insulares do pacífico ajudou-as a escapar da pandemia e os seus governos trabalham para evitar o contágio, uma vez que a COVID-19 poderia saturar, rapidamente, os seus frágeis sistemas de saúde.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos