O País – A verdade como notícia

Ilha de Benguerra já tem unidade sanitária

Pela primeira vez a Ilha de Benguerra, uma das cinco que compõem o Arquipélago de Bazaruto, em Inhambane, já tem uma unidade sanitária.

A infraestrutura foi construída pelo Governo local e parceiros que exploram o turismo na Ilha. Custou cerca de 12 milhões de meticais.

Neste momento está concluida a primeira fase, cuja entrega à comunidade foi feita na última sexta-feira.

A Ilha de Benguerra tem uma extensão de 11 quilômetros e vivem naquela região perto de mil e 500 pessoas, ocupando a segunda posição dos 5,045 habitantes das cinco Ilhas existentes. de Benguerra nunca conheceu uma unidade sanitária e a população tinha de fazer uma viagem de aproximadamente mais de uma hora para o distrito de Vilanculos e ou de Inhassoro, através da via marítima,

Para minimizar o sofrimento do qual estava sujeita a população, o Governo decidiu em 2015 construir um centro de saúde. Mas, devido a exiguidade de fundos, as obras ficaram interrompidas e só foi possível retomá-las através de parceiros locais, três anos depois, e a conclusão levou apenas quatro meses.

O facto constituiu motivo de alegria para a população, mas pedem meios circulantes para locomoção no interior da Ilha. “Sentimo-nos muito agradecidos e felizes, mas falta meio de transporte para nos levar das casas até a unidade sanitária, sobretudo em casos de urgência e que o hospital não tenha capacidade de atender”, disse Azarias Tangole, líder comunitário da Ilha. Para além do transporte, a população clama também pela energia eléctrica.

Daniel Chapo, governador de Inhambane assegurou que a falta de energia eléctrica esta com dias contados, porque faz parte das prioridades dos projectos do Governo provincial. “Instalado o centro de saúde e escola, a seguir vamos trabalhar com a questão dos transportes depois energia. Já começamos a montar a central de painel solar que vai estabelecer corrente eléctrica toda a Ilha. Neste momento a discussão esta em torno das tarifas”.  

A segunda fase do centro de saúde irá compreender a construção de um bloco de atendimento externo, uma residência para os técnicos, sistema de abastecimento de água e o muro de vedação.

 

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos