O País – A verdade como notícia

IGT encerra RSM por funcionar ilegalmente no país

A Inspecção-Geral de Trabalho (IGT) encerrou a empresa RSM Moçambique Lda por funcionar clandestinamente, em Moçambique, como agência privada de emprego. A descoberta deu-se quando a mesma ensaiava o envio de 12 jovens moçambicanos para uma alegada colocação no mercado de trabalho na Nigéria.

Segundo o comunicado de imprensa enviado à nossa redacção, na tarde de hoje, pela IGT ao nível da cidade de Maputo, a RSM não possui nenhuma licença para operar no país como empresa e nem como agência recrutadora e de colocação de mão-de-obra no estrangeiro.

A Inspecção constatou que para além da infracção de recrutamento e colocação de mão-de-obra sem a devida autorização do Ministro que superintende a área do trabalho, a empresa RSM adicionou a componente de formação tendo como finalidade a colocação dos referidos cidadãos nacionais na formação num país estrangeiro.

O envio dos 12 moçambicanos estava previsto para o dia 27 de Agosto, o que segundo o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS) constitui um atropelo às leis vigentes em Moçambique, que referem o seguinte: “O exercício de actividade das agências privadas de emprego sem o devido licenciamento constitui transgressão punida com o encerramento e aplicação de uma multa graduada entre cinco a 10 salários mínimos nacionais vigentes no sector de actividades de serviços não financeiros”.

A IGT, na qualidade de entidade que aprova o Regulamento de Licenciamento e Funcionamento das agências privadas de emprego, decidiu encerrar a empresa e suspender a cidadã Rafaela Alexandre Veigas Marques Quaresma, de nacionalidade portuguesa, que exercia a função de consultora, em virtude da empresa estar a operar ilegalmente em Moçambique e a admissão dela não estar em conformidade com a lei laboral vigente.

O MITESS apela aos cidadãos nacionais que consigam um emprego ou formação no estrangeiro para que o consultem sobre a legalidade dessa entidade recrutadora.

 

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos