O País – A verdade como notícia

Igreja Católica pede fim do terrorismo em Cabo Delgado

A Igreja Católica, através da Conferência Episcopal da África Austral, baseada na África do Sul, pede solução urgente para os ataques terroristas em Cabo Delgado, de modo a acabar com o sofrimento da população que abandonou as zonas de origem.

O apelo foi lançado recentemente em Cabo Delgado, durante a visita de alguns bispos da África Austral às vítimas do terrorismo, actualmente nos centros de acomodação e de reassentamento.

Dom José Luís, bispo de Manzini, no Reino de Eswatini, explicou que a visita tinha como finalidade mostrar “solidariedade ao bispo de Pemba, ao povo de Cabo Delgado e ver” in loco a realidade em que vivem as pessoas deslocadas por conta do terrorismo.

A Conferência Episcopal da África Austral considerou que a situação humanitária no local é grave, por isso, pediu a quem de direito o fim aos ataques terroristas em Cabo Delgado.

“Lançámos um grande apelo” para que haja “soluções definitivas para este problema, porque todas as ajudas que se pode dar” em termos de “alojamento e comida” são insuficientes para “tentar diminuir o sofrimento do povo”, disse Dom Inácio Saure, arcebispo de Nampula, membro da Conferência Episcopal da África Austral.

Segundo a fonte, “o maior sofrimento do povo” tem a ver com “o facto de ter perdido tudo e até a própria dignidade. Então, o fim da guerra é a solução definitiva para o problema”.

Entretanto, apesar do drama humanitário em Cabo Delgado, os bispos da África Austral ficaram impressionados com a solidariedade que presenciaram nos centros de acomodação e reassentamento das vítimas do terrorismo.

“Graças a Deus há várias organizações que procuram diminuir o sofrimento deste povo, com ofertas. Mas parece que tudo o que se faz é como uma gota no oceano porque as necessidades são imensas”, referiu Dom Inácio Saure.

Além da intervenção humanitária, os bispos apreciaram o esforço que os próprios deslocados empreendem para superar as dificuldades por que passam.

Os bispos da África Austral visitaram a província de Cabo Delgado a convite do bispo de Pemba, Dom Luís Fernando Lisboa.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos