O País – A verdade como notícia

Igreja Católica celebra 105 anos da Nossa Senhora de Fátima em Namaacha

Cerca de cinco mil peregrinos foram ao santuário de Namaacha, na Província de Maputo, este fim-de-semana. São fiéis da Arquidiocese de Maputo em representação das três províncias eclesiásticas de Maputo, Gaza e Inhambane, que foram celebrar os 105 anos da aparição da Nossa Senhora de Fátima. A ocasião serviu para orar pela paz, amor e reconciliação no país.

Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo, destaca a união dos fiéis depois de dois anos de interrupção de actividades religiosas devido à pandemia da COVID-19. Nos dois últimos anos, os peregrinos iam ao santuário em número reduzido que não estava acima de 50, segundo dados disponibilizados pela Diocese de Maputo. Em Namaacha, houve apelos para o fim das hostilidades na província de Cabo Delgado, assim como amor e harmonia entre os moçambicanos.

Dom Francisco Chimoio, Arcebispo de Maputo, congratulou-se com o levantamento das medidas restritivas no contexto da COVID-19, facto que permitiu a junção dos peregrinos. Na oração proferida, pediu-se paz em Moçambique e no mundo.

“Também pedimos a paz, sabemos que a província de Cabo Delgado continua ainda a ter dificuldades por causa do terrorismo. Sabemos que não se consegue erradicar esta situação sem união com o Senhor. Com Deus, podemos fazer face a este grande desafio, pedir que a nossa mãe interceda por nós”, disse Francisco Chimoio.

No santuário da Nossa Senhora de Fátima, os crentes dobravam o joelho e oravam pedindo bênçãos. Carlota Fumo, uma das crentes que esteve no culto na tarde do último sábado, esteve também a orar, tal como os outros. “Eu pedi o fim da guerra, o fim das intrigas, que a nossa comunidade consiga viver na santidade, que a Nossa Senhora de Fátima continue a orar por nós.”

Filimone Javane é outro católico que, de corpo curvado, acendia a vela e orava. “Com amor de Deus, o nosso país vai crescer, a nossa arquidiocese vai crescer, também vai ter mais missionários, mais religiosos, vai ter mais famílias sólidas e que crescem na paz.”

Para Crescência Monjane, foi importante pedir ao poder divino mais protecção e saúde. “À Nossa Senhora de Fátima, eu estava a pedir mais bênçãos, mais graças que me fortaleça nesta minha vida, que me faça crescer espiritualmente.”

As condições climatéricas interferiram nas celebrações de mais um aniversário da aparição da Nossa Senhora de Fátima. A vila de Namaacha esteve debaixo de chuva desde a noite de sábado e, na manhã deste domingo, houve um forte nevoeiro.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos