O País – A verdade como notícia

Idosos continuam expostos a dificuldades psicomotoras na província de Maputo

Foto: O País

Segundo a esposa do governador da província de Maputo, Naidy Parruque, a pessoa idosa tem sofrido bastante pela sua vulnerabilidade psicomotora.

Perante este cenário, Parruque sugere a união de esforços no sentido de resgatar bons exemplos dos idosos, para que as novas gerações constituam pontos de referência. Mas, para tal, é necessário o respeito pela pessoa idosa, bem como pelos seus direitos, lembrando que qualquer um poderá ser idoso.

“Os idosos da nossa província, pela sua vulnerabilidade psicomotora, têm sido alvo de maldade praticada por pessoas de má-fé”, disse Parruque.

A esposa do governador da província de Maputo frisou que a pessoa idosa goza dos direitos fundamentais consagrados na Constituição da República de Moçambique desde a sua protecção integral.

“Por isso, é necessário assegurar-lhes todas as oportunidades e facilidades para a preservação da sua saúde física, mental, moral, intelectual e social em condições de liberdade e dignidade”, referiu a esposa do governador da província de Maputo.

Naidy Parruque falava por ocasião do Natal Solidário oferecido a 100 idosos provenientes de todos os distritos da província de Maputo, evento que teve lugar no distrito de Marracuene, no pretérito fim-de-semana, que contou com o apoio da empresa Moz Park.

Na ocasião, Naidy Parruque saudou a Primeira-Dama da República de Moçambique, Isaura Nyusi, pela atenção, dedicação e esforços na mobilização de recursos para atender aos mais carenciados e vulneráveis.

A esposa do governador de Maputo também afirmou que a celebração do Natal Solidário é momento de reflexão para todos, de reconciliação com o próximo e de união para o bem-estar das famílias, bem como para a valorização da terceira idade e apelou aos presentes para o seu envolvimento em acções que visem proporcionar um ambiente harmonioso e festivo aos nossos idosos.

“É tempo de celebrar a paz, amor, justiça e liberdade, daí a necessidade de devolver o brilho e a alegria, garantindo melhores condições de vida e de dignidade para todos os nossos idosos”, concluiu.

Naidy Parruque apelou a todos os presentes e à população em geral para que continuem a cumprir as medidas de prevenção da Covid-19, que, neste momento, tem assumido contornos mais alarmantes devido à propagação da variante Ómicron.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos