O País – A verdade como notícia

Idai provoca avultados danos nas centrais hidroeléctricas em Manica

O ciclone IDAI, que no passado dia 14 de Março abalou as províncias da região central do país, provocou danos consideráveis nas centrais hidroeléctricas de Mavuzi e Chicamba, ambas localizadas na província de Manica.

A situação, de acordo com o vice-ministro dos Recursos Minerais e Energia, que falava à imprensa pouco depois de se inteirar do impacto da intempérie, fez com que a produção baixasse em cerca de 20 megawatts na central de Chicamba, enquanto que a de Mavuzi está totalmente paralisada.

Augusto de Sousa Fernando fez notar que não há uma previsão da reparação de fornecimento de energia, lembrando ainda que “na linha que sai de Lamego a Guara-guara na província de Sofala muitos postos estão tombados, verificando-se o mesmo em relação às linhas de transporte de energia para Sussundenga, Mossurize e Machaze na província de Manica”.

De Sousa diz, por outro lado, que o governo necessita de mais de seis milhões de dólares para a reparação das infra-estruturas que deixaram parte das províncias de Manica e Sofala sem o fornecimento de energia eléctrica.

“Neste momento, a nossa perspectiva é de mobilizar geradores para servirem aos serviços básicos com destaque para o fornecimento de energia às unidades sanitárias”, referiu.

Entretanto, o governante diz estar trabalhar-se a todo vapor de modo a que as centrais voltem a operar para fornecer energia aos mais de seis mil clientes que estão às escuras.

Neste momento, a energia que é fornecida a alguns pontos das províncias de Manica e Sofala provém da hidroeléctrica de Cahora Bassa.

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos