O País – A verdade como notícia

Ibraimo Hassane Mussagy reflecte sobre “desafios da nova crise”

O Professor Doutorado em Economia de Desenvolvimento, Ibraimo Hassane Mussagy, lançou, esta quinta-feira, na cidade de Maputo, a sua recente pesquisa económica. Intitulado Economia de Moçambique e os desafios da nova crise, o livro é uma reflexão sobre os impactos da COVID-19 na economia moçambicana.

O livro de Ibraimo Hassane Mussagy tem mais de uma centena de páginas. À Universidade Católica de Moçambique, Delegação de Maputo, o Doutorado em Economia de Desenvolvimento levou ao público o título Economia de Moçambique e os desafios da nova crise, livro que mergulha nas consequências da pandemia.

De acordo com o autor, Economia de Moçambique e os desafios da nova crise é um livro essencialmente motivado pelos impactos da COVID-19. “Tento mostrar como a pandemia afecta a economia nacional nas pequenas e médias empresas. Há problemas que vão existir relacionadas à liquidez das PME e eu avanço aqui algumas propostas sobre como podem enfrentar a situação”.

Igualmente, a reflexão de Ibraimo Hassane Mussagy inclui uma análise a orçamentos familiares, explicando por que o número de pessoas que vai entrar em situação de pobreza vai aumentar e o que isso irá significar para a economia moçambicana. Neste contexto, Mussagy lembrou que Moçambique é um país essencialmente importador, sendo exportador de matéria-prima. Por isso, sofre com os impactos da conjuntura internacional, consequência dos efeitos da pandemia.

Além disso, Economia de Moçambique e os desafios da nova crise, na percepção de Ibraimo Hassane Mussagy, é um contributo para o debate sobre a constituição do fundo soberano. “É preciso que essa discussão comece para que se saiba como esse mesmo fundo deve ser constituído”, afirmou.

Na cerimónia de lançamento, o livro de Ibraimo Hassane Mussagy foi apresentado por João Mosca, para quem “o livro aborda várias questões actuais de Moçambique. Com certeza, irá contribuir para compreensão de alguns aspectos moçambicanos, e será um documento importante para o público ler sobre questões económicas”.

Economia de Moçambique e os desafios da nova crise foi prefaciado por Filipe Sungo e Jorge Ferrão.

Ibraimo Hassane Mussagy é Doutorado em Economia de Desenvolvimento pela Zimbabwe Open University e é Professor Associado e Coordenador do Curso de Doutoramento em Economia na Universidade Católica de Moçambique.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos